Liderança e Resultados sob a Ótica da Gestão de Riscos
Resumo
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Comitês e Comissões podem ser sinônimos na política, mas têm papéis e significados bem diferentes quando o assunto é gerenciamento
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Comitês têm um caráter mais gerencial, permanecendo ativos por longos períodos. Comissões têm caráter mais imediato e vida mais curta.
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Comissões podem ser formadas por membros dos comitês (razão pela qual também podem ser chamadas de “subcomitês”)
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O termo taskforce, cunhado pelos fuzileiros navais norte-americanos há algumas décadas, foi popularizado e hoje é usado como sinônimo das Comissões e grupos de trabalho fora do ambiente militar
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PDCA: Plan-Do-Check-Act (Planeje, Faça, Verifique, Aja) é o ciclo de gestão para melhoria contínua, originalmente criado para a Qualidade e hoje empregado em todas as áreas da gestão
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SDCA: Standardize-Do-CheckAct (Padronize, Faça, Verifique, Aja) é o ciclo de gestão da padronização (ou estabilização), considerado a evolução do PDCA
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KPI: Key Performance Indicators ou Indicadores-Chaves de Performance. Na área da Segurança, todos os indicadores, reativos (frequência, gravidade etc.) ou proativos (treinamentos, auditorias etc.) podem ser KPIs
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Kaizen: método japonês que aplica a filosofia da melhoria contínua a processos e produtos.
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Brainstorming: técnica de levantamento de ideias que utiliza a livre expressão de pensamentos para um problema. O processo de brainstorming utiliza o conceitode que uma ideia leva à outra
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A liderança central (o presidente do comitê) tem um papel decisivo no desempenho do grupo
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Comitês de Segurança são excelentes formadores de novos profissionais
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E a CIPA, o que é? uma Comissão ou um Comitê? Ou nenhum destes? Com base no texto, reflita sobre os pontos fortes e fracos da CIPA e como seria possível apoiar a gestão da CIPA com Comitês e Comissões
Literatura recomendada
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Segurança no Trabalho e Prevenção de Acidentes –uma abordagem holística
Autor: Benedito Cardella
Editora: Atlas
Os Comitês de Segurança
Francisco Gondim, querido amigo e professor, costumava dizer que “Em Segurança, todo mundo é Zé”. A brincadeira servia para lembrar a importância de criar meios para que todos entendessem Segurança do modo mais simples possível, amenizando assim as barreiras formadas pela hierarquia e escolaridade. Mas Gondim, que nos deixou em 2008, entendia que nem só de simplicidade vivia a Segurança e, por isso, era também um grande entusiasta do trabalho de um grupo de líderes para os programas e políticas de Segurança. É sobre este grupo, o Comitê de Segurança, que trata o artigo deste mês.
Mas é Comitê ou Comissão?
Os termos Comitê e Comissão são mais usados no universo da política, com significados próximos: um pequeno grupo que representa os demais.
Aqui – e na maioria dos textos técnicos disponíveis sobre o assunto –, Comitê e Comissão terão definições bem diferentes porque, gerencialmente falando, são entidades com funções distintas.
No ambiente gerencial, um Comitê define o grupo encarregado de representar a organização, formado por líderes com autoridade e autonomia para a tomada de decisões. Neste caso, o “representar a organização” abrange a gestão de temas como Garantia da Qualidade, Gestão da Segurança, Política de Sucessão etc. Como estes são temas atemporais, os Comitês são permanentes ou, pelo menos, têm vida longa.Já uma Comissão é formada por um subgrupo de um Comitê ou por uma composição mista entre o Comitê e especialistas em determinado assunto. Seu papel é atuar na análise de situações específicas, como uma iniciativa de melhoria de produtividade, um plano de ação para reclamações de clientes ou uma proposta para adequação dos acessos a locais elevados da planta. Por isso, as Comissões são temporárias e se desfazem tão logo o plano tenha sido executado. No modelo moderno de Gestão de Riscos, o Comitê e Comissões coexistem e se completam para o sucesso dos resultados.
Comitês versus Comissões
Visto por fora, um Comitê se assemelha muito à metade de cima do organograma da empresa, porque reúne as pessoas com o mais alto nível de decisão possível no âmbito de uma unidade ou site industrial, por exemplo. Esta, aliás, é uma característica marcante dos Comitês: seus componentes são, via de regra, lideranças com autoridade sobre as áreas sob sua responsabilidade. É exatamente esta concentração de autoridade, e não uma eleição ou nomeação, o que confere ao Comitê sua capacidade diferenciada de análise e decisão e, mais tarde, também de execução. Comitês, portanto, decidem e executam. Definitivamente, é este traço que os separam de qualquer outra entidade de gestão de riscos.
Quando visto por dentro, um Comitê se parece mais como um PDCA orientado por ferramentas de gestão da rotina. Além disso, o Comitê reporta-se internamente a uma liderança, geralmente um “Presidente do Comitê”, que tem três grandes responsabilidades:
1 - Apoiar a priorização do plano de ação do Comitê, de acordo com indicadores de gestão de riscos disponíveis – por exemplo, as auditorias de risco, análises de acidentes e quase-acidentes, KPIs de segurança etc.
2 - Servir como catalizador das decisões, viabilizando os recursos (técnicos e financeiros) necessários para sua execução
3 - Garantir o alinhamento estratégico do Comitê com a cultura de segurança do negócio
Neste ponto, enquanto investigamos a composição interna do Comitê, é necessário abrir parênteses para destacar a grande diferença entre Comitês e Comissões: o software que roda dentro de um Comitê não é igual ao que roda em uma Comissão. O Comitê e suas lideranças se ocupam da gestão da rotina e por isso sua atuação é sistêmica e programada. As reuniões de Comitês têm roteiro definido e tratam de inspeções de áreas, análises de ações corretivas, auditorias externas e externas... tudo isso é parte de uma rotina quase sagrada. Já a Comissão e seus especialistas, ao contrário, atuam para entender problemas únicos, frequentemente de maneira mais criativa e colaborativa. Veja a tabela 1:
Tabela 1 – Resumo comparativo entre Comitês e Comissões
Resumo da ópera: o Comitê é uma torre de radar, a Comissão é um microscópio. Trabalhando juntos, serão dois dos seus melhores recursos.
É isso por hoje, pessoal. Muito obrigado pelo seu tempo, até mês que vem.